Turma de Agroecologia realiza “experimentoteca” de solos na Escola Latina no Paraná

Na ultima quinta feira (29/06), a quarta turma de agroecologia da Escola Latina Americana de Agroecologia (ELAA), no assentamento Contestado, município da Lapa, Paraná, promoveram uma feira de solos para estudar e debater com a comunidade esse importante recurso para a agroecologia.

O espaço teve a intenção de conscientizar os camponeses e educandos para os cuidados necessários a esse bem natural, e difundir seus usos e potenciais.

Para o professor Felipe Pinho, o solo é muito importante para várias coisas na sobrevivência do ser humano na terra, principalmente na produção de alimentos, e organizar esse espaço é uma forma de mostrar as várias alternativas e tipos de solos que temos hoje.Feira Elaa (8)

“O espaço de troca de conhecimento e integração, o exercício da pratica e o protagonismo dos educandos nesse processo de construção do conhecimento, é de extrema importância, isso contribui não só para a formação técnica e militante dos educandos, e tem também o importante papel de divulgação do conhecimento a respeito dos solos”, disse Pinho.

O solo demora para nascer, não se reproduz e morre facilmente, nesse sentido se faz necessário pensar um manejo que possa conservar suas propriedades e propiciar a reprodução da vida.

As diversas temáticas que compõem o estudo do solo foram abordadas pelos grupos de educandos dentre as quais se destacam acidez, erosão, classificação, composição, origem, formação e vida do solo.

Ainda foram apresentados artesanatos com o uso do solo como, bio-construção, cromatografia de pfeiffer, geoterapia, cores e tintas da terra.Feira Elaa (5)

“A feira de solos foi algo muito importante, tanto para a turma, para nosso aprendizado, quanto para o relacionamento entre a escola e o assentamento. Foi um aprendizado importante, algo que não conseguimos em sala de aula, fizemos na prática e trocamos idéias com as pessoas que vieram”, enfatizou a educanda Danieli Bassanesi.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.