Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia – FESA, é realizada na Região Centro do Paraná

Com mais variedades e quantidades de alimentos que nas outras edições, a quinta edição da Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia – FESA, que foi realizada no ultimo sábado (02), em Laranjeiras do Sul, região centro do Paraná, superou as expectativas da coordenação.
Além da uma grande exposição de produtos agroecológicos, panificados e artesanatos, o evento também contou com atrações culturais, oficinas temáticas e a troca de sementes e mudas nativas que é uma das principais marcas do evento, onde se semeia a fraternidade e se preserva a biodiversidade.

“Esta edição da FESA confirmou a tendência de crescimento da produção agroecológica na região. Em comparação à edição passada tivemos crescimento no número de famílias feirantes, de municípios representados e de diversidade de produtos. Além disso, foi um espaço muito rico de integração e troca de experiências entre os movimentos sociais do campo, universidades e instituições parceiras, o que reforça a importância da cooperação e articulação em rede para o desenvolvimento territorial”, disse Luis Carlos Costa, da coordenação do Ceagro.

O evento contou com uma grande variedade de sementes e mudas nativas, chegando a 300 variedades, sendo milho, arroz e feijão as espécies mais presentes na feira.

Além disso, o evento surpreendeu a organização com a grande participação de grupos expositores, chegando a 29 grupos, que trouxeram junto 1,3 toneladas de alimentos agroecológicos in natura e pré-processados, mostrando a organização dos produtores, alavancando a agroecologia e levando ao público urbano uma alimentação saudável.

Esses grupos, sendo eles de áreas indígenas, quilombolas, pequenos agricultores e de áreas de acampamentos e assentamentos de reforma agrária, representaram 12 municípios da região. Além de trazerem suas produções trouxeram junto suas culturas, tornando essa feira um evento que vai muito além de apenas comercializações, e sim um ambiente para troca de experiências, convivência, aprendizagem e lazer.

A FESA  que tem como objetivo levar ao centro urbano uma alimentação saudável, mas também mostrar e preservar a biodiversidade, o respeito a natureza, as culturas e seus povos, é  realizada através de uma parceria do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Núcleo de Luta camponesa, que conta com um grande apoio dos movimentos sociais do campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), além do apoio da prefeitura de Laranjeiras do Sul, EMATER e ENGIE Brasil energia.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.